A maior usina hidroelétrica do Mundo – Itaipu Binacional

A Usina de Itaipu não é apenas uma grande obra de engenharia, toda a história da sua construção remete a um grande desafio vivido ao longo de quatro décadas de cooperação entre Brasil e Paraguai que passam desde os desafios diplomático e financeiro, passando pelo humano, social, técnico e energético, e chegando ao ecológico e ambiental.

E foi assim, emergindo em meio a história que passamos pela Usina, primeiro fazendo um passeio panorâmico que nos fez perceber que ali não havia sido colocado apenas toneladas e mais toneladas de concreto, que aliás tem um número impressionante de 12,3 milhões de metros cúbicos, volume suficiente para construir o equivalente a 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã, mas também havia sido colocado o suor de milhares de trabalhadores que por anos não se permitiam deixar a obra parar.

O canteiro de obras se parecia mais com um “formigueiro humano”, entre 1975 e 1978 mais de nove mil moradias foram erguidas nas duas margens para abrigar os homens que atuavam nas obras, até um hospital precisou ser construído, o Madeirinha, que mais tarde se tornaria o Costa Cavalcanti.
 À época, Foz do Iguaçu era uma cidade com apenas duas ruas asfaltadas e cerca de 20 mil habitantes. Em apenas dez anos, a população saltou para 101.447 habitantes.

Esse crescimento no número de funcionários se intensificou nos anos seguintes e no pico máximo chegou a 40 mil trabalhadores.

Ao caminharmos por dentro do museu, deixávamos nossa mente se teletransportar pelas imagens, réplicas e artefatos que contam um pouco dessa história e tenho certeza que saímos de lá conhecendo um pouco mais da história do nosso estado e do nosso país.

No vídeo que gravamos para o canal não foi possível contar essa história em detalhes, mas para quem leu o texto poderá encontrar nele um complemento importante para viajar conosco dentro da história dessa magnífica obra de engenharia de concreto e de pessoas.

Assista o vídeo do Passeio Panorâmico na Usina Binacional de Itaipu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s