Alimentação Saudavel

Alimentação Natural…

Talvez alguns de vocês estejam se perguntando porque um Blog  de viagens resolveu postar dicas de alimentação saudável, pois bem,  tente lembrar quantas vezes você desejou mudar a tua vida de uma forma muito intensa, não digo radical, mas uma mudança realmente significativa e em razão da rotina muitos dos teus desejos foram ficando sempre para depois e deixar aquele livro para ler só nas férias (e nunca lê-lo) já virou um hábito, ou então,  ter mais tempo para os filhos, fazer aquelas aulas de yôga, praticar algum esporte, ir para as montanhas com os amigos ou então fazer aquela dieta para perder uns quilinhos, más, bem, sempre há um más né, mas você nunca consegue realizar esses desejos.

Teu trabalho, cursos, estudos para construir uma carreira consomem todo teu tempo e estar com os filhos ou fazendo qualquer outra atividade parece ficar cada vez mais difícil, aí você pensa, com tanta coisa importante para resolver não posso pensar em fazer dieta agora, como vou mudar minha alimentação se nem tempo direito tenho para fazer uma boa refeição? E aí você vai adiando sempre para quando tiver tempo,  e o tempo nunca é o suficiente e então junto com o estres surgem os primeiros problemas de saúde, teu rim já não funciona como deveria, você sofre de queimações estomacais todos os dias e usa drogas de farmácias para amenizar, tua glicemia subiu, teu médico quer te fazer tomar drogas para baixar teu colesterol, as vezes você se sente muito cansado e sem vontade de sair da cama pela manhã, quando te sobra um pouco de tempo você só quer ficar quieto em um canto sem que ninguém o incomode, de preferencia comendo chocolate, sorvete, frituras e todo tipo de fast food.

Entendemos você porque já passamos por tudo isso também. Anos e anos focados somente no que era primordial (ou que pensávamos ser) para a sobrevivência  e fomos nos deixando em segundo plano, eu engordei 27 quilos em razão do estres que desencadeou um distúrbio na tireoide, o Pedro tomava remédio para colesterol, estomago, renite, sinusite e mais qualquer porcaria que os médicos receitassem, até que decidimos vir morar em um trailer, em um camping, rodeado de verde, silêncio e paz,  aí pudemos meditar um pouco sobre nosso estilo de vida, especialmente sobre nossa alimentação e nossa saúde.

Acho que foi aí que nos iluminamos, meio que um Sidarta Gautama, sério, começamos a pesquisar tudo o que podíamos e mais um pouco sobre alimentação, conhecemos o médico nutrólogo Dr Lair Ribeiro, tivemos também uma ajudinha de um médico nutrólogo da nossa família, e o primeiro passo foi entender o que fazíamos errado e porque o fazíamos. Entendemos que muitas coisas que ingeríamos imaginando ser o certo, era na verdade muito errado e entender como cada alimento reage no nosso organismo, qual o processo químico que ocorre, foi fundamental para iniciarmos a nossa mudança alimentar e melhorarmos substancialmente nossas vidas e nossa saúde.

A notícia boa é que se você se identificou com o primeiro parágrafo desse post, então fique tranquilo, porque comer saudável é mais prazeroso e mais simples do que parece ser, precisa apenas de força de vontade para eliminar os alimentos prejudiciais da tua mesa, e incluir alimentos que são, como nossos avós falavam, um santo remédio.

Nós adotamos o que é conhecido popularmente como Dieta Paleolítica, mas não gosto de chamá-la assim porque a palavra dieta parece sempre que remete apenas a perda de peso sendo que o ideal é fazer uma mudança nos hábitos alimentares. Dietas são temporárias e normalmente sofridas, mudanças de hábitos são para a vida e muito prazerosas.

A alimentação Páleo  é a dieta que nossos ancestrais faziam. Por isso é composta de alimentos de caça e pesca, além de alimentos oriundos da plantação. Podemos dizer a grosso modo que a dieta paleolítica não é uma dieta e sim um estilo de vida. É a forma mais saudável de se alimentar porque é a única abordagem nutricional que funciona em conjunto com a nossa genética para nos ajudar a nos manter magros, fortes e cheios de energia!

Por ser aliada a nossa genética, tem inúmeros benefícios sendo os mais importantes a melhora do colesterol no sangue, perda de peso e a redução de dor em doenças autoimunes, além disso temos a melhora da saúde em geral, o emagrecimento (nos livra de doenças crônicas como diabetes e hipertensão), diminuição de doenças degenerativas e melhora a coerência cerebral, memória e energia. E a melhor parte, o emagrecimento acontece como uma consequência natural da mudança.

A alimentação paleolítica não possui contras. É uma uma forma  completa de se alimentar e com alto valor nutritivo.

Farei um poste falando um pouco mais sobre esse tópico.

Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Dicas de Viagem com Trailer

%d blogueiros gostam disto: