Ucranianas

Muitos aromas e sabores

Muito colorida,  a culinária ucraniana está espalhada pelas regiões que moram os imigrantes e seus descentes, especialmente no Paraná e Santa Catarina.

Na ceia do natal ucraniano tradicional, o costume é servir 12 pratos diferentes, cada um correspondente a um apóstolo cristão. A tradição veio parar no Brasil, especialmente em Curitiba, onde houve significativa imigração há 120 anos.

A começar pelo pão preto de centeio; o khrin (raiz forte) e o pepino azedo, curtido na folha de parreira; vários tipos de borstch (sopa com legumes, carne de gado e beterraba, acompanhados de pãezinhos pampuchke e molho à base de alho); os muitos varenykys (pastel cozido recheado); molhos de buriak (beterraba), muitos pratos de batatas, carne de porco à vontade, carne bovina cozida e peixes recheados.

Tudo com a obrigatória presença de smetana (creme de leite), salo (toicinho moído, em fatias ou empasta com alho) e petrushka (salsa), o trio de ouro da culinária ucraniana, no seu país de origem e no Brasil.

Dá para concluir que a etnia ucraniana é uma das que mais expressa a alma do paranaense. E as suas tradições culinárias são as que de fato revelam esse estado de espírito.

E é sabido pela maioria dos nossos amigos que o Pedro tem descendência ucraniana e creio que isso explique a paixão dele pela culinária.  Toda vez que ele esta cozinhando sempre se lembra de algo da infância, e claro, da mãe a beira do fogão fazendo as guloseimas  que ele até hoje adora.

Nesse “cantinho” do Blog você vai encontrar as receitas mais tradicionais dos Ucranianos e claro, aprovados pelo Mister Pedro, então as dicas só perguntarem pra ele ok.

avental ucraniano

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Siga nosso Blog e tenha acesso a Dicas de Viagem, Marketing Digital, dicas de Livros de Culinária típica e experiências de vida.

%d blogueiros gostam disto: