Varéneke/Вернеке

Varéneke/Вернеке

Também conhecido como Perohê.

Para prato principal ou sobremesa, vereneke_finalVaréneke ou Вернеке

Ingredientes do recheio
800g de purê de batatas
250g de ricota (também conhecida como “queijinho” ou requeijão seco)
4 colheres de sopa de cheiro verde
1 colher de sopa rasa de sal

Ingredientes da massa
1 ovo inteiro
1 fio de óleo
2 xícaras de água
Farinha de trigo até dar ponto

Passo à passo:

vereneke_ing_recheio

Recheio:

O primeiro passo é misturar os ingredientes do recheio. Esta versão da receita é histórica, mas podem ser feitas variações, especialmente no tempero. Cozinhe as batatas, com ou sem casca, em água fervente, deixe meia hora e tire. Espere esfriar antes de usar.

vereneke_recheio

Quanto tudo estiver misturado, é preciso amassar como se faz com as massas. O ponto ideal é quando se conseguir fazer uma bolinha com diâmetro um pouco maior que uma moeda de R$ 1. Porém, não monte as bolinhas agora. Reserve o recheio e parta para a massa do veréneke.

Massa:

vereneke_ing_massa

Para fazer a massa, primeiro coloque a água em um recipiente. Depois, o ovo, o sal e o trigo. A professora recomenda o uso de luvas de silicone para mexer a massa com as mãos.

vereneke_amassar

Quanto a massa estiver soltando do recipiente, espalhe trigo em uma mesa e amasse até dar ponto de massa de pão. Com a ajuda de um rolo de macarrão (na falta, use uma garrafa cilíndrica), estique a massa

vereneke_cortar

Quanto a massa estiver soltando do recipiente, espalhe trigo em uma mesa e amasse até dar ponto de massa de pão. Com a ajuda de um rolo de macarrão (na falta, use uma garrafa cilíndrica), estique a massa.

vereneke_enrolar

Depois de esticada, a massa deve ficar com uma espessura de aproximadamente 3 mm ou 4 mm. Com o auxílio de um cortador – qualquer coisa que possa servir de molde, como um copo – divida a massa como mostra a foto. Monte as bolinhas de recheio.

vereneke_cozinhar

Hora de cozinhar. Em uma panela grande, com bastante água fervendo, coloque uma quantidade pequena de verénekes, para que não vire um amontoado. O processo é similar ao de cozinhar nhoque, ou seja: quando o veréneke subir à superfície da água, está pronto para ser tirado com o auxílio de uma escumadeira.

vereneke_molho

Hora do molho. Que seja com o de sua preferência. A professora Karla decidiu servir somente acompanhado de nata. Se quiser servir o veréneke na sobremesa, mude o recheio e a cobertura para frutas em calda ou geléias de frutas.

BOM APETITE – Бон апетит

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Dicas de Viagem com Trailer

%d blogueiros gostam disto: